Páginas

sábado, 22 de setembro de 2012

Vigilantes e eu

Não adianta, até o momento o Vigilantes do Peso foi o que melhor funcionou para mim, quando o assunto é emagrecimento.
Não sei se é o compromisso da pesagem semanal ou a liberdade para montar o cardápio. Só sei que funciona. Em duas semanas emagreci 1,6 kg. :)

Acho que várias coisas colaboram para os VP funcionarem para mim. As reuniões em grupo, a pesagem semanal, o diário alimentar.

A pesagem semanal ajuda a manter o controle. Ninguém quer se pesar e estar mais gordo. Acho que os prazos curtos ajudam a manter a  motivação.

O diário alimentar me ajuda de duas formas: no planejamento e para saber onde escorrego. Fica mais fácil não extrapolar a cota de pontos se eu me planejo antes. Esse esquema de dieta, com cardápio livre, facilita o dia-a-dia. Não me sinto isolada por estar de dieta. Quinta feira teve pizza no trabalho. Comi, anotei os pontos, e continuei a alimentação perfeitinha ao longo do dia. Sei que muita gente é contra esse tipo de dieta, diz que não promove a reeducação alimentar, que a pessoa pode comer o que quiser. A orientação dos vigilantes é que se coma frutas, legumes e verduras, ao menos duas porções de proteínas magras, laticínios... Ou seja, alimentação saudável. Para as outras coisas eu tenho os pontos extras. E frutas e legumes tem zero pontos.

A idéia dos pontos extras também é muito boa. Ter uma cota de pontos que eu posso gastar com coisinhas que eu gosto ajuda a não desanimar. Acho que a pior coisa de uma dieta muito restritiva é não poder comer nada de diferente. Claro que mais uma vez entra o bom senso e o planejamento, são apenas 49 propontos extras, se descuidar dá para gastá-los fácil, fácil... Um churrasco com cerveja no final de semana e adeus pontos extras.

A reunião em grupo é muito legal. Além da palestra sobre um tema relacionado à reeducação alimentar é muito bom ver a evolução das pessoas. Motiva ver o sucesso do outro.

Claro, não é só isso que está me ajudando no emagrecimento. Estou fazendo exercícios, ainda longe da frequencia ideal, mas estou me esforçando. Estou aprendendo a lidar com a ansiedade. Estou me sentindo em um momento bom para emagrecer. Acho que estou preparada, é isso.

Da outra vez que fiz Vigilantes, eu voltei a engordar. Esclareço que não foi culpa do programa, eu parei de ir antes de entrar na manutenção. Bateu um pensamento tolo "eu já sei fazer" e deixei ir por água a baixo o bom resultado. Acho que erros servem para a gente aprender, não é?

Beijos,
Kika