Páginas

sábado, 3 de outubro de 2009

É preciso querer mudar!

É preciso querer mudar. Querer mesmo, a vontade tem que ser tão grande que precisa te arrancar da inércia em que se vive, e na qual se aceita ir levando a vida...
Eu sei, pelo pouco que me lembro de Física, um corpo não quer sair do seu estado de repouso ou de movimento. Precisa de um empurrão...

Nós, seres humanos, animais dotados de inteligência, muitas vezes não usamos a inteligência que temos e o empurrão tem que ser bem forte. Pode ser aquele comentário maldoso que dói na alma, pode ser aquela conversa carinhosa com quem se ama. De qualquer forma, tudo isso é apenas o despertar para a mudança, para mudar mesmo a vontade tem que vir de dentro.

E independentemente do objetivo: emagrecer, passar em um concurso, trocar de emprego, fazer uma faculdade ou uma pós-graduação, o primeiro passo é querer. Acho viagem você ficar repetindo em voz alta 300 vezes ao dia "Vou conseguir tal coisa". Querer é apenas o primeiro passo, tudo bem pensar positivo, se não ajudar ao menos não deve atrapalhar, mas isso não basta. É preciso ir além, buscar formas de concretizar o que se deseja. E, normalmente, depende muito mais da gente do que das outras pessoas e de fatores externos.

Se eu quero muito emagrecer, não adianta reclamar que o marido, a mãe, o pai, o irmão, o papagaio e o periquito não me apóiam. O apoio sempre é válido, ajuda a não desistir. Mas quem tem que fazer dieta, pensar no que coloco na boca, fazer algum exercício sou eu. Mesma coisa se quero fazer uma faculdade, ou passar em um concurso. É cansativo, difícil, mas os esforços devem partir todos de mim.

E para os que reclamam que a sorte não lhes é muito boa, vale a pena ler O Príncipe, de Maquiavel e observar de que forma ele enxerga a virtú (valor próprio, virtude) e a fortuna (boa sorte):

“Aqueles que se tornaram príncipes pelo seu próprio valor conquistam domínios com dificuldade, mas os mantêm facilmente.”

“Aqueles que se tornam príncipes exclusivamente pela sorte empregam nisso pouco trabalho, mas só a muito custo se mantêm na nova posição; não alcançam nenhuma dificuldade para alcançar seu objetivo, mas todas as dificuldades aparecem quando chegam lá.”

Ou seja: mais vale o trabalho árduo que contar apenas com a sorte!

6 comentários:

Roselene Candida Alves disse...

Kika, comigo não é nem o fato de eu emagrecer. No meu caso, seu texto tem haver com a conclusão da faculdade de Direito e com o anseio de passar no concurso público.
Apesar de eu escutar de alguns colegas de trabalho para trancar a faculdade, eu não tranco nem que a porca torça o rabo! Eu dou conta e vou conseguir, assim como você também terá o mesmo sucesso.

Carola disse...

Olá Kika!

Vim agaradecer seu comentário do meu blog e gostei muito do seu.
Suas palavras realmente dizem tudo quanto a inércia. Ficar repetindo que vamos conseguir, mas não agir não adianta nada.
Lindos seus posts que falam de sua filhinha Bel, os amiguinhos dela e a grande responsa que é ser mãe.

Eu ainda não sou, mas ultimamente tem me dado uma vontade absurda. Acho que vou começar a me preparar...eu morro de medo!rsrs

Eu sempre tive uma amiga imaginária, acredita que lembro até do nome dela? Marcele!
O curioso é que nunca conheci nenhuma Marcele na vida real!rsrs
Mas essa fase passa com certeza!!!

Beijo grande e até a próxima! Estarei sempre aqui!:)

Kika disse...

oi kika... como vai flor??
adorei o post.. vc está mais do que certa...
o primeiro passo é querer, mas querer mesmoooo!!
tenha uma ótima semana...
beijos
kika

Vítor Andrade.˙. disse...

Darmos o primeiro passo é o inicio de uma longa caminhada.É preciso saber viver, é preciso lutar batalhar e conseguir realizar nossos sonhos, só não podemos atingir nossos obstáculos, ir devagar, com fé, com esperança, saber cair e laventar, assim tudo se completa. Assim dizia Fernado Sabino aquele que nasceu homem e morreu menino: No fim tudo dá certo, se não certo é por que ainda não chegou ao fim..."

Kika disse...

oi flor...
obrigada pela força...
vamosquevamos!!!
tenha uma ótima quinta...
beijos
kika

Daniela Figueiredo disse...

Nossa, fiquei sumida por um tempo e quando apareço tem três textos novos! Coisa boa!
Querer é poder, já dizia a Xuxa. Concordo contigo, lamentar o que não temos não vai nos proporcionar milagres, temos que ser determinados naquilo que queremos, ter força de vontade! Mãos à obra, que é o mais difícil, mas é o caminho. No começo achamos um sacrifício, depois se torna rotineiro. Consegui tudo o que quis com vontade, sendo determinada. Passei em um concurso (demorei anos estudando, reclamei com o "Pessoal lá de Cima" - e digo que funciona, quando a gente se esforça e não dá em nada, não custa reclamar, que limpa a energia e traz resultado), também emagreci com uma reeducação alimentar, no começo estranhei, senti falta de comer "porcarias", não gostei de ter que comer frutas, e o café da manhã e saladas passaram a fazer parte da minha vida, o que não fazia. Agora já sinto falta de uma salada, por exemplo. O primeiro passo é o brabo, depois a gente pega o embalo e segue em frente.
Beijos.